quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

Novidades No Hardy Heron Alpha 4

Introdução

Os desenvolvedores do Ubuntu estão trabalhando muito para trazer à você os últimos e maiores programas que a comunidade Open Source tem para oferecer.O Hardy Heron Alpha 4 é o quarto lançamento alpha do Ubuntu 8.04, e com esse novo lançamento vieram muitas novidades.

Nota: Esse é ainda um lançamento alpha(em desenvolvimento). Não instale ele em computadores de produção. A versão estável será lançada em Abril de 2008.


Em geral


Essas características são demonstrações para a sua atenção. Por favor, teste elas e reporte qualquer erro que você encontrar. Se você quer ver o que os desenvolvedores estão trazendo de novidade para o próximo lançamento, de uma olhada na página das idéias novas do Hardy: https://blueprints.launchpad.net/ubuntu/hardy (em inglês)

Atualizando pelo Ubuntu 7.10

Para atualizar pelo Ubuntu 7.10, use "sudo update-manager -d" usando o Gerenciador de Atualizações do Gutsy.

Xorg 7.3

O último Xorg já esta disponível no Hardy, com ênfase em uma melhor auto configuração com uma arquivo de configuração mínimo.

Linux kernel 2.6.24

Alpha 4 inclui o kernel 2.6.24-5.8 (baseado no 2.6.24-rc8). Ele traz significantes melhoramentos e concertos que foram feitos nos últimos poucos meses no planejamento do kernel. Dentre eles está a introdução do suporte ao dynticks para amd64, trazendo a mesma economia de energia já disponível nos sistemas de 32 bits para os desktops e laptops de 64 bits.


PulseAudio

Alpha 4 inclui o PulseAudio habilitado por padrão. Algumas aplicações não-GNOME ainda precisão ser alteradas para funcionar com o PulseAudio e o controle de volume agora não é mais integrado, assim, cada aplicação terá seu volume independente das outras.


PolicyKit

A integração com o PolicyKit é visível nas interfaces administrativas. Ele torna possível usar aplicações administrativas como um usuário normal, porém, sem poder executar certas operações, e basta clicar no botão Unlock ou Destravar para poder usar a aplicação como root e poder fazer alterações no sistema.
Para ver todos os detalhes sobre isso, porém em inglês,veja em Wiki do Ubuntu - PolicyKitIntegration


Firefox 3 Beta 2

O ultimo beta do Firefox 3 já esta empacotado nos repositórios, trazendo um sistema de integração muito melhor, incluindo Icones e colorização do tema que combinam com o sistema, assim como formulários e janelas de alerta no padrão GTK2.

Transmission

A versão em GTK do popular Transmission BitTorrent client vem com o Alpha 4. Ele está substituindo o Gnome BitTorrent downloader.


Vinagre

O novo cliente de VNC é o Vinagre e já vem instalado junto com o Alpha 4, substituindo o xvnc4viewer.
O Vinagre permite ao usuário controlar múltiplos computadores simultaneamente, você pode encontrar servidores VNC na rede pelo Avahi, e pode manter guardado as conexões recentes e favoritas.


Brasero

O Brasero (programa para Queimar CD/DVD) que irá complementar as funções de queimar CD/DVD do Nautilus e substituir o Serpentine (programa que cria CDs de audio) também esta no padrão do Alpha 4.

Relógio Mundial

Integrando as características do relógio do painel do GNOME, o relógio no Alpha 4 pode mostrar a hora e o tempo em diversas localidades.

GVFS

Nautilus 2.21.6 no Alpha 4 usa GVFS, o sistema de arquivos virtual com camada de abstração que substitui o GnomeVFS do GNOME 2.22. Em um futuro próximo, o GVFS irá tornar possível concertar certas coisas do Nautilus como a impossibilidade de restaurar arquivos da lixeira, pausar e desfazer operações com arquivos, e será possível escalar privilégios do usuário para certas operações usando o PolicyKit para autenticação. Isso também traz um significante aumento de performance para muitas operações.


Monitor do Sistema

O Monitor do Sistema foi a renovado, com gráficos mais suaves, e novos componentes.


Virtualização

  • O KVM é agora oficialmente mantido pelo kernel do Ubuntu.

  • O libvirt e o virt-manager foram adaptados para o Ubuntu. Eles permitem facilmente a criação e o gerenciamento básico, mas sem o suporte da Canonical. Virt-manager pode ser usado para administrar remotamente um servidor. Ele também funciona com o XEN, embora isso não tenha suporte oficial.

  • O kernel também inclui as modificações virtio que devem melhorar enormemente o acesso de I/O (Entrada e saida).

Firewall

ufw (Uncomplicated Firewall - Firewall Descomplicado) é um novo programa para firewall desenhado para tornar fácil a administração de um firewall para usuários finais enquanto não entra no mercado de administradores de rede. Atualmente, ufw é apenas uma interface em comando de linha para administrar firewalls para desktops.

Para mais detalhes, leia o UbuntuFirewall na própria wiki do Ubuntu(em inglês).

Download do Alpha 4

O Alpha 4 pode ser baixado dos links abaixo, todos eles direto do ubuntu.com e para qualquer versão do Ubuntu:

http://cdimage.ubuntu.com/releases/hardy/alpha-4/ (Ubuntu)
http://cdimage.ubuntu.com/kubuntu/releases/hardy/alpha-4/ (Kubuntu)
http://cdimage.ubuntu.com/edubuntu/releases/hardy/alpha-4/ (Edubuntu)
http://cdimage.ubuntu.com/jeos/releases/hardy/alpha-4/ (Ubuntu JeOS)
http://cdimage.ubuntu.com/xubuntu/releases/hardy/alpha-4/ (Xubuntu) http://cdimage.ubuntu.com/gobuntu/releases/hardy/alpha-4/ (Gobuntu)
http://cdimage.ubuntu.com/ubuntustudio/releases/hardy/alpha-4/ (UbuntuStudio)

Creditos

As notas de lançamento do Alpha 4 foram trazidas para você por:

  • Murat Güneş

  • Timo Aaltonen

  • Corey Burger

  • Steve Langasek

  • Marcelo Atie (Tradução para o Português)

A página original pode ser encontrada em https://wiki.ubuntu.com/HardyHeron/Alpha4

Um comentário:

Julio disse...

O Ubuntu está inovando nessa nova versão. Quando sair 8.04 oficialmente irei concluir um artigo sobre o mesmo.