sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

Tempestade Cerebral no Ubuntu

A canonical criou ontem (28/02/08) mais uma ferramenta incrível para ajudar no desenvolvimento do Ubuntu, chamada de Ubuntu Brainstorm.
Brainstorm - no português, tempestade cerebral - é uma técnica em que várias pessoas se juntam e ajudam a criar varias idéias. O Ubuntu Brainstorm é isto, porem na versão on-line, esta ferramenta é um site onde qualquer um (dês que esteja logado) pode votar para aprovar ou reprovar mudanças no Ubuntu, e ainda pode-se também comentar as mudanças.

As melhorias mais votadas foram:
  • Acelerar a inicialização do Ubuntu
    Existem duas maneiras de se fazer isso, e elas duas estão sendo "votadas" no Brainstorm, e as duas podem ser aceitas ou reprovas, juntas ou separadas. O time de desenvolvimento pensará muito antes de fazer alguma mudança no nucleo do Ubuntu, já que uma mudanças dessas possivelmente comprometeria a estabilidade até chegar em uma versão de desenvolvimento ja madura e estável.
  • Gerenciamento de Energia
    A ideia é tornar mais fácil e prático usar o powertop para economizar energia, o powertop atualmente não tem interface gráfica e as suas alterações no sitemas para economizar energia são perdidas em cada reboot, é claro que se pode "salvar" as mudanças, mas não é muito prático.
  • Fornecer uma interface gráfica simples para gerenciar *qualquer* tipo de conexão
    A intenção disso é resolver o problema de ter que usar a linha de comando para acessar a internet por: placas 3G/GPRS (internet sem fio), por Bluetooth e celulares, e outros dispositivos USB.
  • Concertar o suspender e hibernar - A mais votada
    A proposta é concertar o Suspender e o Hibernar mesmo que usando soluções propietárias, foi a mais votada, com 2125 pontos positivos, e recebeu 70 comentários em menos de 1 dia !
As desmelhorias mais votadas:
  • Alterar o nome de "Ubuntu Linux" para "Ubuntu GNU/Linux"
    Os comentários surpreendentemente reprovaram os dois nomes !!! e indicam que simplesmente chamar de "Ubuntu" é ideal para os novatos
  • Desinstalar o Ubuntu e Instalar o Windows
    Essa foi uma ideia de mal gosto de algum troll, a ideia seria excluida, porem, os comentários decidiram manter a pergunta e a democracia !!! e simplesmente deixar o povo votar se aprovava ou não.
  • Usar mais memória RAM
    O autor da ideia argumentou com a justificativa insana de que a maioria dos computadores atuais tem 2GB de memória ram ou mais. Porem essa não é a realidade de muitas pessoas, a ideia foi a segunda mais reprovada.
  • Trocar o Firefox pelo Epiphany - A mais reprovada
    O Firefox é de longe o navegador nativo do linux mais compativel com os sites da internet e raramente apresenta problemas, além de passar uma sensação de "estou em casa" para usuários windows que utilizam o firefox no linux, e até mesmo um usuário "amante" do Ephiphany foi contra essa mudança.

Nenhum comentário: