sábado, 16 de fevereiro de 2008

Cade o novo tema do Hardy ?

Provavelmente muito de vocês já leram a noticia apresentando o novo tema do Ubuntu Hardy Heron, e provavelmente também, devem ter se espantados! Para quem ainda não viu tal notícia, ou não viu nenhum screenshot, o tema atual do Hardy e provavelmente o tema que ele vai usar por toda a sua longa jornada de LTS é este:
Trata-se apenas do tema do Ubuntu 7.10 com um papel de parede novo. Mas porque ?

Eu mesmo fui um dos que defendeu usar um tema novo, porem, não tão "revolucionário" quanto muitos que surgiram, e incluir algum dos temas "revolucionários" apenas na versão 8.10 do Ubuntu. Porem, a equipe responsável pela arte no Ubuntu, em um encontro no dia 10 de Janeiro de 2008(veja o log), tomou uma decisão exagerada na minha opinião, e decidiu simplesmente manter o tema do Ubuntu 7.10 no Hardy, e somente no Ubuntu 8.10 usar um tema novo. Mas ficou decidido algo muito marcante! Decidiram que o Ubuntu 8.10 será a versão em que o Ubuntu abandonará o seu tema atual, e seguirá uma linha nova! Por isso se você é um dos que gostariam que o Ubuntu seguisse a linha do Preto-com-Laranja, Azul, Prata, Preto ou a cor que for, começe a sonhar com o Ubuntu 8.10 ;)

Como qualquer distribuição Linux desenvolvida pela comunidade, o Ubuntu é muito flexível, portanto ainda é possível que a equipe de arte do Ubuntu volte atrás e decida mudar o tema. Também é fortemente possível que novo tema no Ubuntu 8.10 continue marrom !, e haja mudanças apenas no "estilo"(É mais provavel continuar marrom do que mudar, mudar isso fere os princípios do Ubuntu, quando se reuniram pra criar ele, falaram: "Tem que ser novo ! Tem que ser marrom!"). E só por que decidiram não inovar no tema do Ubuntu, não significa que nós não podemos criar o "nosso tema não oficial do Hardy" e sair distribuindo por ai, surgiu a possibilidade de alguma alma caridosa transformar as "idéias" para os novos temas em realidade, porem, o projeto parece parado, e talvez ganhe força conforme o resto do povo sentir falta de um novo tema. Informações sobre este projeto estão localizados em https://wiki.ubuntu.com/Artwork/Incoming/Hardy/Alternate/ThemeTeams

Espero que essa noticia informe melhor a vocês e sirva para que não se decepcionem futuramente ao ver o tema do Ubuntu Hardy, espero também que alguém crie um ótimo tema para eu usar no meu Ubuntu!

[]'s

2 comentários:

Julio disse...

A mudança de um tema é altamente complexa quando falamos de um SO. É a identidade do mesmo. Reconhecemos o Ubuntu à kilometros pela sua "marrondes". Se ele mudar isso ele terá que formar uma nova identidade. E isso leva tempo.

Anônimo disse...

Espero que eles mudem o tema logo, pois o usuário comum quer ver um sistema bonito. Enquanto o Ubuntu mantiver este tema padrão, o windows vai continuar atraindo mais atenção que ele, infelizmente!